**Fabiano:** Olá, seja muito bem-vindo, bem-vinda a mais um episódio do podcast greenTALKS. Este conteúdo está disponível nos nossos canais da green4T no Spotify, no YouTube e também em nosso blog Insights.
O tema deste podcast são **os serviços de manutenção pós-garantia para equipamentos, componentes e peças de data center.** Vamos falar sobre essa solução e sua relevância para as empresas e organizações.
Para esta conversa, convidamos **Juan Antonio Reybaud,** Especialista em Serviços de Tecnologia e Infraestrutura da green4T e que fala conosco direto de Buenos Aires. Juan, muito obrigado pela sua presença e por aceitar o convite.
**Juan:** Olá, obrigado a vocês pelo convite!
**Fabiano:** Só explicando, o Juan é argentino, mas com família brasileira, então, eventualmente vamos ajudá-lo em algumas palavras para que todos nos compreendam da melhor forma.
**Juan:** Eu acho que meu português está bem, *visse*, Fabiano?
**Fabiano:** Está muito bom mesmo. Mas vamos lá: Juan, para começar, **como podemos definir um serviço de manutenção pós-garantia para equipamentos de data center?** Quando ele surgiu e como ele é encontrado no mercado hoje?
**Juan:** Então, Fabiano, para começar a falar sobre a pós-garantia, eu acho que primeiro é necessário explicar um pouco do ciclo de vida do hardware. Uma vez comprado, ele vem com garantia de três a cinco anos, dependendo do fabricante. Quando essa garantia expira, o cliente pode renová-la, com preços que a cada ano vão incrementando de maneira exponencial. Uma vez que essa extensão de garantia chega ao fim, o fabricante decreta uma renovação ou uma data de ´*end of service life.* Quando as renovações finalizam, o equipamento chega nessa data de fim da vida útil. Então, a partir dali, o cliente tem duas opções: ou compra um equipamento novo e faz um *refresh* do data center, ou continua usando o equipamento sem o suporte da fabricante. E não é novidade que o principal objetivo do fabricante é, uma vez decretado esse fim de vida útil, orientar o cliente a fazer a renovação com a compra de um equipamento novo.
O serviço de pós-garantia é basicamente uma garantia estendida sobre **storage, servidores ou equipamentos de networking** que estão dentro desse ambiente de TI, de data center. É um serviço que pode começar ao final da garantia inicial ou mesmo quando se decreta o fim da vida útil.
Com respeito ao surgimento, este é um modelo de serviço que nasce na década de 1990, quando um grupo de ex-funcionários dos principais fabricantes acharam esse nicho de mercado, uma oportunidade nascida da necessidade justamente de muitas empresas de continuarem usando os equipamentos após essa data que determina o fim da vida útil pelo fabricante. Este é um serviço relativamente novo para a nossa região, apesar de ter mais de 30 anos de funcionamento nos Estados Unidos. O verdadeiro *boom* deste modelo foi após ele ser publicado no Market Guide for Data Centers, em 2016. A partir dali, esse modelo teve um crescimento exponencial.
**Fabiano:** Perfeito, vamos aproveitar que isso é algo relativamente novo aqui na região para explicar como funciona na prática este serviço?
**Juan:** Na “prática” funciona como uma apólice de seguro. É um serviço que inclui todas as peças de reposição, caso exista algum incidente, junto com o serviço técnico especializado para deixar o equipamento em funcionamento caso exista algum tipo de problema com ele. Junto a isso, existe a possibilidade que alguns fornecedores oferecem de associar uma solução ou uma ferramenta de **monitoramento automatizado** para detectar de forma proativa qualquer falha que possa acontecer, abrindo um chamado automaticamente e informando para o engenheiro e para o cliente qual o tipo de incidente. Uma vez avisado, a ferramenta aciona automaticamente essa visita técnica e um engenheiro é enviado para o cliente para solucionar o incidente em questão.
**Fabiano:** Certo, vamos entender, então, quais as vantagens em se adotar um serviço de manutenção pós-garantia de data center, Juan?
**Juan:** Eu vejo uma **vantagem operacional** em ter toda a experiência simplificada que esse tipo de modelo oferece aos gestores de TI. É um ponto único de contato para resolver todas as incidências, independentemente da marca ou do equipamento. Aí outra grande vantagem é que o *end of service life,* ou fim da vida útil, não é mais um limite derradeiro para o uso do equipamento.
Mas eu acho que as vantagens mais importantes são a financeira – que é uma **redução imediata do output ou custos operacionais** – e o alívio no capex, na hora de postergar esse *refresh* do equipamento. Assim, você otimiza o uso e destina o capex em outros projetos dentro do departamento ou da área de TI.
**Fabiano:** Perfeito, Juan. Bem, acredito que possa haver uma noção equivocada de quem nos ouve de que este é um serviço que só serve para as grandes empresas. Isso é verdade?
**Juan:** Não, toda empresa que tem a infraestrutura *on premise,* ou seja, servidores, *storage* ou equipamentos de *networking,* independente do porte e do tamanho do parque, tem grandes benefícios na hora de contratar esse tipo de serviço.
Toda a área de TI que precisa prolongar a vida do data center, é um potencial cliente desta solução. Tanto empresas privadas, como organismos públicos. Só para te dar uma referência, 90% das empresas da lista Fortune 500 e 30 empresas da Forbes 100 incluem esse tipo de serviço na sua estratégia de manutenção de data center. Eu tenho um case para comentar que é bem recente: no Japão, uma importante empresa do setor de serviços financeiros teria de lidar com um iminente *refresh* ou atualização de compra de equipamentos novos, dos seus equipamentos de rede a um custo de US$ 40 milhões. Os gestores consideraram várias opções e perceberam que precisavam de mais tempo para tomar uma decisão. Foi quando contrataram um **serviço de manutenção pós-garantia** e, assim, conseguiram adiar os custos de capital e ganhar o tempo necessário para fazer uma avaliação mais correta sobre onde gastar o dinheiro. Muitas organizações públicas usam esse tipo de serviço, desde prefeituras locais até a maior agência aeroespacial do mundo dos Estados Unidos. Vale para todo mundo.
**Fabiano:** É uma solução com um espectro muito amplo, não? De uso e de acesso. Juan, para entender e para finalizar, por que é tão importante empresas, organizações de qualquer, tamanho buscarem esse tipo de serviço?
**Juan:** Então, eu acredito que **todo serviço que ajude na otimização do budget é essencial.** Ainda mais hoje em dia, na situação e no contexto em que todo mundo está vivendo, ter um parceiro que possa oferecer esse serviço com a qualidade melhor ou igual ao dos fabricantes e, além disso, representar uma economia de 30% a 50%, é um grande diferencial.
As maiores consultoras de TI do mundo recomendam considerar a estratégia de **manutenção híbrida,** com a fusão entre o suporte do fabricante e um parceiro que consiga oferecer esse tipo de serviço de manutenção pós-garantia. E eu acho muito importante, Fabiano, ressaltar que o parceiro não vem para substituir o fabricante, mas para **complementar a estratégia de manutenção** e atuar onde o fabricante deixa de atuar.
**Fabiano:** Realmente, economia de 30% a 50% não é algo desprezível nem agora e nem em momento nenhum! Muito bem, acho que a gente conseguiu dar em um bom panorama do que é essa solução e eu gostaria, então, de agradecer: conversamos aqui com o **Juan Antonio Reybaud,** que é Especialista em Serviços de Tecnologia e Infraestrutura aqui da green4T, sobre o **serviço de manutenção pós-garantia para equipamentos de data center.** Para quem gostou do podcast e também gostou do sotaque pernambucano e argentino, uma mistura muito bacana, esse foi o nosso grande especialista Juan, a quem eu agradeço a presença.
**Juan:** Eu que agradeço a vocês, Fabiano, muito obrigado pela oportunidade.
**Fabiano:** Então é isso, espero que você também tenha gostado deste podcast, curta bastante, compartilhe este e outros conteúdos relevantes sobre tecnologia que postamos no blog INSIGHTS, no site da green4T, e também em nossas mídias sociais.
Muito obrigado e até breve!
Siga e acompanhe os novos episódios semanalmente em nosso canal
**greenTALKS no Spotify:** [SEGUIR](https://open.spotify.com/show/7Hm6CmUbxKrzUmKbXsZHFl?si=moXoCQUhQaCdIP2JzfewHg)