O DCIM (Data Center Infrastructure Management) é uma importante e inovadora ferramenta para a gestão e monitoramento eficaz de um Data Center. É uma solução que possibilita uma abrangência e capacidade de ação muito mais eficientes do que as funções convencionais de gestão, uma vez que congrega, em uma gestão única e em tempo real, as áreas de TI e de infraestrutura, objetivando a centralização do monitoramento, controle e o planejamento dos sistemas críticos. Com o DCIM, o tradicional monitoramento do sistema de *facilities* (gerador, climatização, sensores, cabos, quadros elétricos, etc.) é somado a uma gestão de inventário de ativos de TI, o que proporciona uma visão completa do projeto e do desempenho de um Data Center em tempo real.
Correlacionando dados como energia, potência, temperatura e recursos de espaço para os equipamentos e sistemas de TI, o DCIM proporciona uma gestão proativa, coletando e armazenando informações, e emitindo relatórios customizados, o que permite identificar e solucionar problemas na infraestrutura física de um Data Center com o mínimo de intervenção humana.
O DCIM permite, por exemplo, notificar ao gestor do Data Center falhas relacionadas ao sistema de refrigeração e, ao mesmo tempo, planejar mudanças de máquinas, racks e outros recursos para outros locais de forma controlada. Esse controle é feito a partir da leitura de dados do sistema, que emite informações para mapear o ambiente por meio de uma visualização 3D, em que são registradas todas as mudanças e é feito um inventário completo por meio de tags de RFID.
Com o aumento da eficiência da gestão, a garantia de alta disponibilidade do Data Center e, portanto, a otimização do desempenho dos equipamentos, outra consequência importante da ferramenta é a redução do consumo de energia. E, como se esse monitoramento completo já não fosse suficiente, existe ainda a possibilidade de supervisão do ambiente em tempo real via tablets ou celulares.
O DCIM, portanto, é uma ferramenta estratégica que substitui soluções que, muitas vezes, são incompatíveis entre si; e permite uma gestão verdadeiramente eficiente e segura, essencial para a continuidade e crescimento dos negócios.