Os Data Centers são ferramentas indispensáveis para o crescimento dos negócios. É por isso que, quando uma empresa quer expandir suas atividades, é necessário que sua infraestrutura de TI seja capaz de acompanhar as novas demandas.
Muitas vezes, porém, as organizações não têm um espaço adequado disponível no prédio ou dispõem de bastante espaço externo em suas dependências. Nesses casos, muitas empresas optam por construir Data Centers outdoor. São oferecidas no mercado duas soluções: o Data Center Container e o Data Center Modular Outdoor.
O Data Center Container é um ambiente pré-fabricado e pré-montado que se oferece como uma boa solução para demandas reduzidas e temporárias, destacando-se pela facilidade de instalação e por ser muito prática para locais remotos.
Uma das principais dos containers é seu espaço interno. Containers tradicionais possuem 20 ou 40 pés, um espaço muito estreito, o que dificulta a operação e manutenção dos racks. Containers são estruturas rígidas, que não permitem aumento do espaço interno. Há empresas, no entanto, que comercializam containers customizados, com dimensões maiores, pensados para atender às demandas de um Data Center convencional.
O Data Center Modular Outdoor, por sua vez, tem todas as características de um ambiente modular construído internamente. Pode ser ampliado sempre que necessário e se adequa a qualquer espaço disponível. O tempo de implementação é maior que o de um container, mas, em contrapartida, possui a infraestrutura e proteção físicas necessárias a um ambiente de missão crítica.
Para optar por qualquer uma dessas soluções, é necessário avaliar o nível de criticidade do ambiente, a verba destinada à sua construção, o local disponível, entre outros fatores. Procure obter a orientação de especialistas em projeto e construção de Data Centers para auxiliá-lo a decidir pela solução que melhor atende à sua demanda.