O funcionamento das empresas depende diretamente da disponibilidade de todos os seus recursos. Quando ocorre alguma falha, seja por causas internas ou externas, a fluidez dos negócios é comprometida, o que afeta as operações e prejudica a evolução da companhia. Quando falamos em **Data Centers**, especialmente em **ambientes que exigem missão crítica**, garantir a alta disponibilidade é fundamental.
Para assegurar que o sistema opere ininterruptamente, é preciso investir em uma **infraestrutura de TI** (elétrica, climatização, rede) dual, sem “*single points of failure*”, que mesmo em caso de longas quedas de energia ou falhas graves de sistema continue operando.
A alta disponibilidade se obtém, portanto, com a redundância da **infraestrutura de TI**. Mas como se certificar de que o **Data Center** da sua organização realmente permanecerá disponível em situações de manutenção ou falhas? A certificação do ambiente por uma instituição de confiança, reconhecida internacionalmente, poderá fornecer essa garantia.
# Data Center de alta disponibilidade Tier III e IV
Os **Data Centers** podem ser classificados em **Tier I, II, III ou IV**. Quanto maior o nível, maior a redundância da infraestrutura e menor a probabilidade de paradas no caso de sinistro. Esse padrão global de categorização de Data Centers foi criado pelo Uptime Institute e validado pelo Owner Advisory Committee e é aceito em mais de 40 países.
Tanto o Tier I quanto o II demonstram que os ambientes não possuem redundância total, logo, estão sujeitos a paralisações. Já o **Tier III** e o **Tier IV** designam ambientes com **total redundância da infraestrutura do Data Center** (elétrica, climatização, rede), permitindo assim a manutenção sem que haja interrupção na operação e assegurando a disponibilidade no caso de um sinistro.
Destaque para o **Tier IV**, em que temos o que chamamos de “redundância da redundância”. Isso quer dizer que o ambiente possui múltiplas redundâncias, o que o torna completamente isento de pontos de falha, mesmo quando em manutenção.
Em um **Data Center Tier IV** o próprio sistema responde automaticamente no caso de uma falha para prevenir que ocorra impacto adicional no site, sem que uma intervenção humana seja necessária.
O sistema de classificação Tier oferece às empresas de **Data Center** uma metodologia confiável para comparar as instalações únicas e personalizadas de um projeto, obra e/ou manutenção com um determinado site ou também em relação a outros sites, levando em consideração variáveis como o desempenho, capacidade e disponibilidade. Além disso, permitem que as companhias contratantes alinhem seu **investimento em infraestrutura de Data Center** às necessidades específicas de seu negócio.
Se disponibilidade é um fator crítico para a sua organização, é recomendável que seu **Data Center** seja projetado e **construído por uma empresa especializada**, de forma que se obtenha a **certificação Tier III ou Tier IV** do projeto e/ou da obra.