Planejar o crescimento do negócio e o aumento das vendas são as principais prioridades de praticamente todos os gestores. Para isso, no planejamento empresarial são considerados vários fatores como análise de mercado e de concorrentes, aderência da oferta, satisfação dos clientes, revisão de orçamento, treinamento das equipes e por aí vai.
Entretanto, tem um ponto que merece atenção para que o cenário citado acima possa acontecer com sucesso: infraestrutura de TI. À medida que a sua empresa cresce, também é necessário planejar a capacidade do Data Center. Afinal, qualquer falha neste ambiente vai colocar em risco à disponibilidade e segurança dos dados, podendo comprometer toda a operação.
Mas como expandir o Data Center na mesma velocidade do crescimento da sua empresa?
Uma maneira eficiente de garantir a disponibilidade tecnológica e que já vem sendo implementada por muitas empresas é a adoção de Data Centers Modulares.
O conceito de módulos pode ser entendido como blocos. São como peças de “Lego” sendo colocadas lado a lado e encaixadas para formar uma só unidade. Assim, a empresa que necessita aumentar o Data Center só precisa adquirir outros módulos sob demanda.
Entre os principais benefícios de um Data Center Modular estão:
– Aumento na velocidade de implementação;
– Maior flexibilidade para ampliação do Data Center;
– Redução de custos de operações e de energia energética;
– Mais previsibilidade e confiabilidade.
O principal benefício de ambientes modulares é a economia. Só se constrói aquilo que será usado no momento e se prepara o ambiente para o crescimento futuro. Sendo assim, não é preciso gastar energia elétrica desnecessariamente.
Em projetos desse tipo, a infraestrutura é dimensionada para a demanda atual. Dessa forma, quando a demanda aumenta, o ambiente está preparado para os novos equipamentos e a empresa fez apenas o investimento necessário para suportar seus negócios, ganhando assim eficiência econômica.