Corredores de ônibus em vias principais reduziriam tempo de viagem do paulistano em até 30%

● Scipopulis simulou impacto da criação de corredores na Av. Faria Lima e Av. Celso Garcia ● Vias contam com grande circulação de coletivos e maiores índices de lentidão ● Emissões de CO2 também seriam reduzidas

Corredores de ônibus em vias principais reduziriam tempo de viagem do paulistano em até 30%

**São Paulo, 15 de janeiro de 2021** – Melhorias na infraestrutura das vias com alta circulação de coletivos, como a instalação de corredores de ônibus, teriam impacto positivo no dia a dia da população de São Paulo, que gastaria menos tempo para se deslocar. Um levantamento da Scipopulis, empresa da green4T – companhia 100% brasileira de tecnologia para cidades inteligentes, em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil), identificou que, em vias com grande circulação de coletivos na cidade – como a Av. Celso Garcia, na Zona Leste da cidade, e a Av. Faria Lima, na região oeste – a implantação de corredores para o transporte coletivo reduziria em 13 e 8 minutos o tempo de viagem dos passageiros, respectivamente. Hoje, o paulistano leva cerca de 26 minutos para percorrer toda a extensão da Faria Lima e 45 minutos para percorrer a Celso Garcia.

Ambas as avenidas apresentam índices relevantes de lentidão entre as vias com alta circulação de coletivos, com médias de 12,4 km/h na Faria Lima e 12 km/h na Celso Garcia registradas no pico da manhã. Pela Faria Lima circulam 28 linhas de ônibus todos os dias, transportando 324.000 pessoas. A Celso Garcia é rota para 35 linhas, com 363.000 passageiros diários. O impacto positivo constatado pela Scipopulis seria bem-vindo: o paulistano gasta, em média, 1h47 para ir e voltar do trabalho todos os dias, segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo de 2019.

A mudança é mais profunda do que a criação de faixas exclusivas para ônibus, como as já existentes na Faria Lima, por exemplo. Na via, que possui circulação exclusiva do lado direito, a velocidade média dos coletivos segue baixa, devido ao grande volume do tráfego local nas ruas transversais e ao compartilhamento das faixas com carros que fazem conversões à direita, interferindo na fluidez. Um corredor de ônibus nesta Avenida, a exemplo dos implantados na Av. Rebouças, também na Zona Oeste, reorganizaria a circulação dos veículos, eliminando essa interferência.

Além de mitigar a lentidão, a implantação dos corredores de ônibus teria impacto ambiental positivo, levando à redução nas emissões de CO2. Na Faria Lima, 2,4 toneladas seriam retiradas mensalmente da atmosfera no horário de pico da manhã e, na Celso Garcia, a redução seria de cinco toneladas.

A green4T fornece à Prefeitura de São Paulo a plataforma Trancity, desenvolvida pela Scipopulis, que utiliza tecnologias de análise de dados e inteligência artificial para monitorar o sistema de ônibus da capital paulista. Em junho deste ano, viabilizou o acesso gratuito à plataforma para as prefeituras de todas as capitais brasileiras. Atualmente, o mesmo sistema também é utilizado para a gestão de frotas de transporte público das cidades no Rio de Janeiro, Teresina e em Belo Horizonte.

**Sobre a green4T**

A green4T é uma empresa brasileira, líder em soluções de tecnologia e infraestrutura digital. Fundada em 2016 e presente em 12 países da América Latina, a green4T tem o compromisso de desenvolver soluções de tecnologia e infraestrutura para a transformação digital de empresas, cidades e nações de forma eficiente e sustentável para o planeta.

**Sobre a Scipopulis**

A Scipopulis é uma empresa de inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana. Fundada em 2014, foi selecionada como uma das “100 Startups to Watch” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e conquistou diversos prêmios por sua atuação inovadora, destacando-se a menção honrosa da 11ª turma da Startup Farm, o 1º Demoday Mobilab e o prêmio Connected Smart Cities. A Scipopulis foi adquirida pela green4T em agosto de 2019.

**Assessoria de imprensa**

Clarissa Ferreira – [email protected] – (11) 98494 5193