Tribunal de Justiça do Maranhão implementa data center modular da green4T para aumentar a capacidade de processamento de dados

Tribunal de Justiça do Maranhão implementa data center modular da green4T para aumentar a capacidade de processamento de dados

Nova infraestrutura de TI melhora a eficiência energética e garante maior proteção às informações do órgão

 

São Paulo, 9 de maio de 2023 – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inaugura um novo data center no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís (MA). Implementado pela green4T, empresa brasileira líder em serviços de tecnologia e infraestrutura digital, o novo data center modular irá proporcionar maior eficiência energética ao ambiente de Tecnologia da Informação do Judiciário. Ele vai abrigar informações e sistemas críticos de TI, oferecendo uma infraestrutura robusta para a continuidade dos serviços e comunicação da instituição.

Com a responsabilidade de processar e julgar crimes em níveis estadual e municipal, o TJMA abrange um total de 107 comarcas em todo o estado. Essa extensa abrangência tornou o processamento de dados um desafio significativo, levando o órgão a buscar melhorias na disponibilidade, segurança e sustentabilidade de seu centro de dados.

“Toda a informação do TJ-MA é digital e precisa estar disponível 24 horas, todos os dias da semana. Por isso, essa evolução na garantia dos serviços é um passo crucial na melhora da nossa infraestrutura”, explica o o presidente do TJMA, o desembargador Paulo Velten.

A natureza modular do data center garante flexibilidade à infraestrutura, permitindo sua expansão de acordo com a demanda por processamento de dados do tribunal. Além disso, essa característica facilita a possível realocação para um novo local caso seja necessário. O recém-construído centro de dados está equipado com um sistema de geração e fornecimento ininterrupto de energia elétrica e um sistema de climatização que se destaca pela sua eficiência energética.

Além disso, o centro conta com sistema de detecção e controle de incêndio, monitoramento 24×7, controle digital de acesso de pessoas e uma robusta infraestrutura de segurança física.

 

Eficiência energética

Para promover a eficiência energética, o data center modular foi desenvolvido com um sistema de climatização e uma fonte de alimentação (UPS) que consomem menos energia. “A tecnologia que usamos possibilita a redução do consumo de energia e garante um custo menor para quem a utiliza, além de contribuir com a sustentabilidade do planeta. Dessa forma, garantimos uma entrega completa para o TJMA com tecnologia de ponta e serviços de monitoramento”, afirma Marcio Martin, vice-presidente da América Latina na green4T da green4T.

Em relação à climatização, o principal diferencial é o sistema de umidificação. O novo data center do TJ-MA conta com um umidificador de filme úmido, o que garante uma economia de energia de 95% em relação aos umidificadores por eletrodo. Isso ocorre porque no neste centro de dados o ar seco é puxado para o sistema de umidificação que conta com um material poroso e permeável à água sendo distribuída uniformemente sobre esse material, criando uma camada fina de filme úmido. Quando o ar seco passa pelo material, ele absorve a umidade da camada de filme úmido, tornando-se mais úmido e fresco.
Por outro lado, um umidificador por eletrodo usa uma fonte de energia elétrica para criar vapor de água por meio de eletrodos imersos em água. Isso requer mais energia elétrica do que o processo de umidificação do filme úmido.

Outro fator importante é que a frequência de substituição do equipamento é até quatro vezes menor se comparada ao outro modelo, sendo realizada apenas uma vez a cada dois anos.

Já sobre a UPS, a eficiência energética garantida é de até 96%. O equipamento tem uma distorção harmônica total (DHT) baixa, menor que 3% – o que significa menos energia desperdiçada na forma de calor, resultando assim em economia de energia e redução dos custos com eletricidade. Isso eleva a potência na rede de energia e a performance dos equipamentos.

 

Segurança e serviços de TI

Com o objetivo de processar um grande volume de informações, o data center modular foi concebido para ser robusto e resistente a fatores externos. Este centro de dados possui resistência ao fogo, mantendo seu desempenho por até 120 minutos a uma temperatura de 1.100°C. Adicionalmente, está em conformidade com a classificação IP66 para proteção contra água – resistente a jatos d’água, chuva e inundações – e poeira. O data center também garante proteção contra intrusões físicas e tentativas de arrombamento, estando em conformidade com as normas EN 1627 e EN 1630.

“O novo data center proporciona ao Tribunal uma forte medida de contingência de riscos e um aumento na capacidade, garantindo a continuidade dos serviços informatizados essenciais para a justiça estadual”, diz Claudio Henrique Carneiro Sampaio, diretor de Informática e Automação do TJMA.

Além de fornecer o data center, a green4T também disponibilizará uma equipe de especialistas dedicados à gestão e ao gerenciamento do ambiente de TI. De acordo com Martin, da green4T, o Data Center Infrastructure Services (DCIS) da empresa obteve uma avaliação de NPS de 90,91 pontos no primeiro trimestre do ano, um número que reflete o elevado nível de satisfação e lealdade do cliente. “Esta equipe trabalhará para manter a infraestrutura disponível, segura e resolver imprevistos com agilidade”, afirma.

Inauguração

Durante a inauguração do data center, os representantes do órgão público mencionaram a importãncia do novo centro de dados e os impactos sobre o sistema judiciário do Estado. Velten, presidente do Tribunal, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Informática do TJMA, presidido pelo desembargador Jorge Rachid, e a importância de uma gestão de continuidade com relação à administração do seu antecessor, o desembargador Lourival Serejo (ex-presidente do TJMA).

Para o desembargador Lourival Serejo, o Tribunal de Justiça atingiu o ideal de administração. “Estamos vivendo um momento transindividual. O planejamento estratégico consolidou metas que são estabelecidas por todos os presidentes, então, hoje, a cultura é o Tribunal. Isso é importantíssimo e representa uma grande evolução”.

Sobre a green4T

A green4T é uma empresa brasileira, fundada em 2016 e presente em todos os países da América Latina. Tem o compromisso de desenvolver soluções de tecnologia e infraestrutura para a transformação digital de empresas e cidades de forma eficiente e sustentável para o planeta.

 

Assessoria de imprensa: [email protected]

Rebecca Emy – [email protected]
Elisa Alves – [email protected]
Vanessa Oliveira – [email protected]
Renata Albuquerque – [email protected]