Smart Cities

Trancity

Gerenciamento inteligente as a service da rede de transporte público e seus passageiros para a melhora da mobilidade urbana

Entendendo a solução

Com foco em gerir a oferta de transporte público em tempo real, a plataforma nasceu para ajudar gestores públicos a acompanhar os novos fluxos de movimentação impostos pelo desenvolvimento da urbanização. Ela é um painel web de monitoramento e análise de cidades, que concentra todas as informações sobre mobilidade e infraestrutura urbana, fornecendo insights importantes e permitindo ao gestor compreender o valor dos dados para sua estratégia.

Ao integrar várias bases de dados, apresenta informações históricas e em tempo real que poderão embasar gestão, operação e o planejamento ponta a ponta de todo o sistema de transporte público local.

A ferramenta já foi implementada em várias cidades no Brasil, América Latina e Europa, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e em Vilnius (Lituânia). Localidades nas quais foi peça-chave no trabalho dos gestores para a definição de novas políticas públicas de mobilidade, elevando a qualidade do serviço de transporte público.

Pontos monitorados no painel:
  • Trajetos e posição dos veículos
  • Volume de veículos em circulação
  • Necessidade de novas rotas
  • Pontos de gargalo
  • Oscilação da oferta
  • Acompanhamento de métricas
  • Eventos e acidentes
  • Regularidade do serviço

Ao integrar várias bases de dados, apresenta informações históricas e em tempo real que poderão embasar gestão, operação e o planejamento ponta a ponta.

Por que usar o Trancity?

  • Mobilidade as a service: a ferramenta combina, em um único painel, dados gerados pela infraestrutura de Internet das Coisas (IoT) implantada no sistema de transporte – como GPS e câmeras –, dados estáticos – como a descrição do sistema em formato GTFS, entre outras – e as informações fornecidas pelas próprias cidades em outros bancos de dados geolocalizados.
  • Garantia de evolução tecnológica: tome decisões de políticas públicas para a cidade com base em informações e insights processados por tecnologias como Big Data, Machine Learning, Cloud Computing e Privacy Enhancing.
  • Verificação e adequação do serviço: a visualização clara da demanda de cada linha de ônibus permite à gestão reorganizar a oferta de transporte sempre que for necessário. A decisão amparada por dados evita superlotação, aumenta a eficiência do sistema e garante que os operadores consigam cumprir novas programações sugeridas.
  • Sustentabilidade: além de informações sobre velocidade, fluxo e deslocamento, tenha acesso a um relatório detalhado a respeito da redução da emissão de poluentes do sistema de transporte público local. Tópico fundamental para o processo de modernização e adequação da frota.

Benefícios do Trancity

1 – Processamento de dados em tempo real para tomadas de decisão mais ágeis.

2 – Automatização do pipeline de análise dos dados, gerando métricas de qualidade do serviço que podem ser avaliadas ao longo do tempo.

3 – Colaboração com o administrador público na criação de estratégias mais inteligentes para seus serviços de transporte público.

Ficou interessado?

Saiba como o Trancity pode ajudar a solucionar os seus desafios

Uma plataforma para gestão inteligente da mobilidade urbana.

Quero falar com um especialista